PROJETO BINGO

O Projeto BINGO visa construir um radiotelescópio para mapear a emissão de hidrogênio neutro em uma faixa de redshift variando entre 0.13 e 0.45.
BINGO é um anagrama para Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutron Gas Observations.
É um projeto internacional com colaboradores no Brasil, China, Reino Unido, França, África do Sul, Alemanha e Estados Unidos. É o único radiotelescópio que propõe mapear o gás neutro conforme traçado pela linha de 21cm em grandes escalas angulares no redshift z~0.3.

Novidades

O BINGO é uma colaboração internacional liderada pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação principal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Brasil; Universidade de Yangzhou e Universidade Jiao Tong de Xangai na China; Universidade de Manchester e University College London, na Inglaterra; Baylor University, University of Texas em Austin e University of Texas em Dallas nos Estados Unidos, além de colaboradores de muitas outras instituições.
Por favor, clique no botão abaixo para conhecer toda a equipe.

foto_corneta

Ciência

O BINGO tem como objetivo entender o setor escuro do Universo. Esta investigação possui um grande potencial de desenvolvimento científico e tecnológico em diversas áreas de pesquisa. 

Objetivos Científicos

O Bingo visa observar a linha de 21 cm emitida pela interação hiperfina do hidrogênio atômico.

Óptica de Instrumento

Os requisitos para a primeira fase do projeto consideram um grande sistema refletor, iluminando um plano focal com 28 cornetas

Pipeline

O objetivo da pipeline é produzir uma série temporal, que pode ser transformada em mapas que simulem o sinal captado pelo BINGO durante um determinado período de operação.

Resultados

O BINGO vem desenvolvendo contribuições científicas em diversos ramos.

Aqui você pode acompanhar todas as publicações produzidas pela colaboração BINGO, assim como seus últimos resultados.

Extensão

Desde 2018, a Colaboração BINGO vem implementando diversas atividades de divulgação atendendo diferentes comunidades no Brasil, para divulgar o conhecimento científico entre alunos, professores e outros membros da nossa sociedade. Por favor, clique no botão Saiba mais para ver nossas ações de divulgação. 

extensão_01